Ingrediente do leite pode proteger contra obesidade

Regressar aos posts »

Um ingrediente natural encontrado no leite pode proteger as pessoas contra a obesidade, mesmo consumindo uma dieta rica em gordura, revelou um projecto de investigação. O estudo, conduzido por investigadores da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suiça, e da Universidade de Cornell, em Nova York, descobriu que camundongos alimentados com altas doses de ribosídeo de nicotinamida (NR) conjuntamente com alimentos ricos em gordura, queimaram mais a gordura e ficaram mais protegidos contra a obesidade.

Os camundongos alimentados com NR ganharam 60% menos peso que os animais alimentados com mesma dieta sem a suplementação de NR. Os ratos que consumiram o NR também se tornaram melhores corredores, graças à maior resistência muscular.

A investigação mostrou que o NR, precursor do NAD+, aumenta o metabolismo oxidativo e protege contra a indução da obesidade por dietas ricas em gordura, indicando que o NR também pode ter um importante papel na prevenção do ganho de peso e diabetes noutros mamíferos, incluindo os seres humanos.

"Os cientistas levantaram a hipótese de que esses efeitos são resultado de uma melhoria na função mitocondrial. Noutra investigação, eles foram capazes de mostrar que a suplementação com NR estimulou indirectamente a actividade de enzimas sirtuínas. Essas enzimas melhoram as funções metabólicas associadas com a mitocôndria, como a queima de lipídios e as capacidades oxidativas celulares", informou a École Polytechnique Fédérale.

"Esses efeitos benéficos não são as únicas vantagens desta 'vitamina escondida'. O facto de estar presente naturalmente em muitos alimentos tornará significativamente mais fácil para as pessoas aceitarem o seu uso num contexto nutricional ou terapêutico".

Os investigadores disseram que, neste momento, é ainda impossível determinar a quantidade de leite que uma pessoa precisaria consumir para beneficiar efectivamente dessas vantagens, na medida em que os investigadores não foram ainda capazes de medir a concentração de NR no leite. Como resultado, é mais provável que o NR servisse como um novo tipo de suplemento para melhorar o metabolismo.

Fonte: Anilact

Regressar aos posts »

Marco Lamas

Marco Lamas
export@lacticiniospaiva.pt

14 Dezembro 2012